O caminho da moderação

Se praticarmos a moderação, nenhum alimento será proibido, e você terá menor probabilidade de exagerar em um dia. A verdade é que todos os alimentos podem fazer parte de um estilo de vida saudável.

As perguntas são: de quanto você realmente precisa para obter a experiência? E o que você poderia comer ao invés dessa comida? Existe algo que pode ser tão agradável e saudável para você? 

A ciência nos diz que não precisamos muito de um determinado estímulo para obter a experiência completa. Nossos receptores gustativos exibem um fenômeno denominado adaptação sensorial. Depois da primeira mordida, cada mordida subsequente é progressivamente menos excitante para nossos corpos. 

Quase sempre é possível substituir algo na nossa alimentação, se fizermos do zero. Quando você está mexendo a panela, decide exatamente onde está a relação entre saúde e prazer, pois precisa de ambos se deseja que sua nova forma de comer seja sustentável. O truque é encontrar esse equilíbrio para você e as pessoas que ama.

Você se conhece melhor do que ninguém, então é qualificado para criar um conjunto de práticas diárias que te ajudarão a reconstruir sua relação com a comida. Tudo o que precisa fazer para começar é observar. Tome consciência de seus próprios padrões e hábitos. Observe os momentos do dia em que pode estar menos motivado a cuidar de si. Observe as situações em que é mais provável que coma demais ou escolha alimentos que não são dignos de você. 

A próxima etapa é apresentar um conjunto de práticas recomendadas que te apoiem. Imagine que está escrevendo um manual de instruções para cuidar de si mesmo. Meu manual de instruções diria algo assim: Crisleide costuma fazer a última refeição do dia assistindo TV, e por isso, não presta atenção ao que come, e acaba comendo mais que o necessário. Incentivo a nova Crisleide a se sentar à mesa para comer, com a TV desligada, e assim possa se concentrar na alimentação, e consumir apenas o necessário para saciar sua fome.

Entendeu a lógica? Primeiro, identifique os horários do dia e as situações em que tende a tomar decisões equivocadas sobre a alimentação. Então pense em algumas soluções viáveis, pequenas ações, como substituir a tigela de batatas fritas que você gosta de comer no final da tarde por um prato de vegetais frescos, ou substituir o donuts por um muffin feito em casa

Experimente o seu manual de instruções pessoal e lembre-se de que a resposta nunca precisa ser um não absoluto. A moderação é um bom caminho!