Praticando Consciência Alimentar

Pense na última vez que você comeu alguma coisa. Consegue se lembrar exatamente o que comeu? Se sim, consegue se lembrar de como era o gosto, o cheiro e talvez até mesmo como era a sensação na boca? Consegue se lembrar do som ao comer aquela comida?

Se você for como a maioria das pessoas, talvez ache difícil lembrar os detalhes exatos da última refeição. Isso ocorre, porque muitas vezes não estamos realmente focados na comida que estamos comendo. 

A alimentação consciente é baseada na prática da atenção plena. Se pensamentos ou sentimentos surgirem em sua cabeça, você simplesmente os reconhece e continua prestando atenção no momento. Comer atentamente significa que realmente fazemos uma pausa para nos concentrar na comida e no ato de comê-la. Tentamos envolver todos os nossos sentidos no ato de comer, minimizando distrações externas como nossos telefones ou a televisão.

A alimentação consciente começa antes mesmo de você chegar à mesa, garantindo que tenha acesso a alimentos que sejam dignos de você, alimentos que são os melhores que pode obter com os recursos que estão disponíveis.

Seis maneiras de praticar a alimentação consciente

1) Deixe seu corpo alcançar seu cérebro: desacelerar, comer e parar quando seu corpo diz que está cheio. Não comer rapidamente e ignorar os sinais do seu corpo.

2) Conheça os sinais pessoais de fome do seu corpo: você está respondendo a um desejo emocional ou às necessidades do seu corpo? 

3) Cultive uma cozinha consciente: prefira comer em horários e locais determinados a comer aleatoriamente.

4) Entenda suas motivações: evite comer alimentos que são emocionalmente reconfortantes. Prefira alimentos saudáveis do ponto de vista nutricional.

5) Conecte-se mais profundamente com sua comida: considere de onde vem a comida ao invés de pensar nela como um produto final. 

6) Atente ao seu prato: comer distraído não gera o prazer de comer.

Conheça o programa de orientação personalizado para melhorar sua relação com a comida e com a cozinha.