Embora as escolhas alimentares para uma alimentação consciente sejam semelhantes à dieta mediterrânea – centrada em frutas, vegetais, grãos integrais, sementes, nozes e óleos vegetais – a técnica pode ser aplicada a um cheeseburguer com batatas fritas. Ao prestar atenção aos alimentos que ingere, você poderá se deliciar com esses tipos de alimentos com menos frequência. Em essência, comer com atenção significa estar totalmente atento à comida – ao comprá-la, prepará-la, servi-la e consumi-la.
1. Comece com sua lista de compras. Considere o valor para a saúde de cada item que você adiciona à sua lista e mantenha-o para evitar a compra por impulso.
2. Venha para a mesa com apetite – mas não quando estiver com muita fome. Se você pular refeições, pode estar tão ansioso para colocar qualquer coisa no estômago que sua primeira prioridade é preencher o vazio em vez de saborear a comida.
3. Comece com uma pequena porção. Pode ser útil limitar o tamanho do prato a 23 centímetros ou menos.
4. Aprecie sua comida. Faça uma pausa de um ou dois minutos antes de começar a comer para contemplar tudo e todos que levaram a refeição para a sua mesa. Expresse silenciosamente sua gratidão pela oportunidade de saborear uma comida deliciosa e pelos companheiros com quem você a está saboreando.
5. Traga todos os seus sentidos para a refeição. Quando estiver cozinhando, servindo e comendo sua comida, preste atenção à cor, textura, aroma e até mesmo aos sons que os diferentes alimentos fazem ao prepará-los. Ao mastigar a comida, tente identificar todos os ingredientes, especialmente os temperos.
6. Dê pequenas mordidas. É mais fácil saborear a comida completamente quando sua boca não está cheia. Largue os talheres entre as mordidas.
7. Mastigue bem. Mastigue bem até sentir o gosto da essência da comida. Você pode se surpreender com todos os sabores que são liberados.
8. Coma devagar. Se seguir o conselho acima, não engolirá sua comida. Dedique pelo menos cinco minutos para comer com atenção antes de conversar com seus colegas de mesa.