Enoturismo no Sudeste? Temos!

Desde que comecei a estudar Gastronomia, aumentou meu contato e curiosidade com o mundo do vinho. Iniciei uma busca por mais conhecimento, sobre como perceber os aromas e  preparar uma harmonização.

Então soube que no Sudeste acontece a tal colheita de inverno de uvas européias, e que várias das vinícolas que iniciaram essa dupla poda possuem vinhos premiados dentro e fora do Brasil. Então decidi montar um roteiro para conhecer algumas destas vinícolas entre o interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais.

Defini uma rota passando por Espírito Santo do Pinhal-SP, Andradas-MG e Louveira-SP, nesta ordem. Como as visitas às vinícolas acontecem apenas aos finais de semana, iniciei a viagem num sábado e terminei no outro domingo. De segunda à quinta-feira, que separei pra descansar, passei em Poços de Caldas-MG, bem posicionada para atender meu roteiro.

A Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, foi a primeira com a Visita Express. O guia Matheus nos contou a história da origem do projeto: uma paixão da família Guaspari, cuja principal atividade é a mineração. Investiram num sonho que rende frutos excelentes: vinhos de uma qualidade excepcional, um ambiente belíssimo de contemplação, além de azeite de oliva extra virgem e café.

Visitamos os ambientes de plantio e produção e provamos três rótulos, sendo um rosè, um branco e um tinto. Trouxemos para casa o Rosè e o branco Vale da Pedra. Após a visita, nos acomodamos na área externa do restaurante e almoçamos. O dia estava lindo, o lugar é fantástico e tudo contribuiu para termos ótimas lembranças.

Tínhamos a intenção de conhecer na sequência um outro projeto, a InnVernia, que fica na mesma cidade, mas chegamos muito tarde e todos os passeios já tinham terminado. Esta é uma vinícola em início de operação no Brasil, de forma que os vinhos à venda vieram de outros países onde já se tem produção. Fiquei muito interessada em uma experiência chamada “Enólogo por um dia”, onde podemos criar nosso próprio blend e engarrafar de forma personalizada. Quando voltarem a oferecer essa opção, estarei lá.

No domingo, fomos conhecer a Fazenda Irarema, em São Sebastião da Grama, produtora de azeite, e que dia gostoso! A fazenda possui ambientes lindos e bem organizados, contando com restaurante e um brunch bem variado, cafeteria com delícias produzidas no local, loja dos mais variados azeites que produzem, e outros produtos como doces, cafés, conservas e algumas coisas mais,  além de uma loja de cosméticos e itens de limpeza produzidos com azeite.

Fizemos o tour guiado pela linha de produção, rico em conhecimento sobre a evolução da produção de azeite extra virgem no Brasil, e dicas preciosas sobre consumo. Ao final do tour, fizemos a degustação de um dos tipos de azeite. Seus azeites tem recebido premiações internacionais nos últimos anos.

Na sexta seguinte, voltando de Poços de Caldas, fizemos uma parada em Andradas. A primeira vinícola deste fim de semana foi a Casa Geraldo. Uma área externa tão linda, que nos sentimos bem vindos imediatamente. Havíamos reservado o Passeio Prata com o Sandro, nosso guia, contando a história da família, que se mistura com a do vinho na região, e passando pelas parreiras, promovendo degustações ao longo do trajeto.

Conhecemos toda linha de produção e até provamos um espumante direto da autoclave, a 3 semanas de estar pronto para ser engarrafado. Eles produzem o vinho litúrgico, utilizado por padres, que tive a oportunidade de degustar. Ao todo foram 8 vinhos diferentes e uma degustação do azeite da casa.

Finalizado o passeio, fomos ao restaurante para o menu harmonizado, onde cada prato era servido com um vinho diferente. Foram 4 tempos: couvert, entrada, principal e sobremesa. A comida estava realmente deliciosa. Antes de sair, passei pela loja para as compras que não podiam faltar: vinhos, espumante e café. Isso mesmo, eles também produzem café.

Saindo de lá fomos para a Vinícola Stella Valentino, ainda em Andradas e bem próximo. Lá a experiência foi bem diferente: a degustação foi conduzida pelo Sr Procópio, descendente do imigrante Valentino Stella, que chegou ao Brasil em 1888. Um bate papo daqueles que você mal pisca, por tanto carisma e sabedoria.

Chovia muito, então ficamos numa sala onde provamos os excelentes vinhos em sequência, harmonizados com uma tábua de frios selecionados. Foi uma conversa tão gostosa que prometemos a ele que voltaremos em breve. O padrão de seus vinhos é bem elevado, assim como o preço, mas trouxemos uma garrafa do Angelus, o tempranillo pelo qual o Sr Procópio tem tanto carinho.

Sábado foi meu aniversário e quem me conhece sabe que amo fazer festa! Portanto, escolhi a Vinícola Micheletto, em Louveira, no caminho de volta pra casa, para comemorar com alguns amigos. A Micheletto possui um quiosque com um cardápio de bar, muito legal para esse tipo de evento, e pudemos nos deliciar com o chopp de vinho naquele dia quente.

Do meio-dia às 15h, ficamos no deck do quiosque e em seguida fizemos um piquenique, muito bem organizado entre a plantação. Pela circunstância, não tive tempo de fazer uma degustação dos vinhos. Só provei o que escolhi pra cesta, um moscatel que estava muito agradável. Foram momentos preciosos com pessoas que amo muito.

Domingo, voltamos para casa com o porta mala carregado de garrafas e pacotes, o coração cheio de memórias felizes e muita história para compartilhar.

A próxima experiência gastronômica está sendo planejada para ser algo bem inusitado, provavelmente com surpresas até pra mim. Aguardem!

1 thought on “Enoturismo no Sudeste? Temos!